Eleições 2020: Manaus terá mais de 31 candidatos concorrendo por vaga na Câmara

Com o término dos registros de candidaturas para às Eleições Municipais de 2020 neste sábado (26), Manaus terá 31,7 candidatos concorrendo por uma vaga, das 41 cadeiras, da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O pleito eleitoral deste ano acontecerá no próximo dia 15 de novembro.

De acordo com a ferramenta de consulta de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram registrados 1.300 nomes de candidatos ao cargo de vereador, nos mais de 25 partidos em Manaus. Desses, 39 concorrem à reeleição e 1.261 disputam o primeiro mandato.

O Parlamento Municipal oferece 41 vagas e o salário líquido de um vereador é de R$ 15.031,76, Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), mais conhecido como “Cotão”, no valor de R$ 18 mil, além de verbas de gabinete e outros benefício, como auxílio paletó. O vereador em Manaus cumpre três dias de trabalho no Plenário da Casa Legislativa (segunda a quarta) por semana.

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.