Matrículas para novos alunos da rede pública começam nesta segunda-feira no Amazonas

As matrículas para novos alunos da rede pública de ensino do Amazonas começaram nesta segunda-feira (8). O processo, realizado pelo governo do Estado e pela prefeitura de Manaus, pode ser feito de duas maneiras:

  • on-line – pelo link www.matriculas.am.gov.br, para os estudantes que possuem a documentação necessária;
  • por telefone – pelo telefone 0800-434-4040, de 7h às 19h, para aqueles que estão com a documentação incompleta para realizar o procedimento pela internet.

As aulas também serão remotas, com transmissão pela internet ou pela TV Encontro das Águas.

Os pais e responsáveis que dispuserem de toda a documentação necessária para matricularem os filhos deverão utilizar o atendimento pelo site, que segue sendo o procedimento mais rápido para garantir a vaga do estudante.

Os documentos necessários são: guia de transferência ou histórico escolar ou ainda declaração de transferência, com validade de 30 dias; certidão de nascimento (original e cópia); CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade ou do estudante de Ensino Médio/maior de idade; comprovante de residência (cópia) do último mês que anteceder a matrícula; cartão de vacinação (cópia); duas fotos 3X4 recentes; e documento de identificação (com foto) do responsável pela matrícula (original e cópia).

Já o atendimento por telefone será reservado somente àqueles que, por algum motivo, estão com documentos pendentes. Além disso, o canal também irá tirar dúvidas sobre o calendário e procedimento de matrícula.

Atendimento por telefone

Ao entrar em contato pelo telefone disponível, o pai ou responsável ouvirá uma mensagem pré-gravada, alertando-o de que a ligação será retornada. A ideia do procedimento é que não sejam criadas filas e que o solicitante não espere tanto tempo para ser atendido pela equipe.

No retorno da ligação, o pai ou responsável deverá passar as informações do filho para que o atendente realize um cadastro e, em seguida, a matrícula na escola desejada. Caso não haja vaga na unidade, ele será alertado e deverá optar por outra escola.

Embora o serviço do Atendimento Matrículas seja realizado totalmente por meio de ligação telefônica, as secretarias de Educação reforçam que, ao retornarem às aulas presenciais, os alunos deverão levar a documentação pendente já na primeira semana de aula.

Transferência

O período de transferências será realizado após a retomada das aulas. O serviço estará disponível de maneira on-line, também pelo site de matrículas.

A prioridade nessa retomada do atendimento são aqueles alunos que ainda não estão matriculados em escola pública do estado e do município. Após o retorno das aulas, as secretarias informarão quando poderão pedir transferência de escola

Neste ano, a rede estadual espera atender cerca de 589 mil estudantes, entre alunos em continuidade de ensino e novos alunos, em 599 unidades escolares.

Para novos alunos, estão sendo ofertadas 168 mil vagas. Já a rede municipal deve atender cerca de 263 mil crianças, com a abertura de 46 mil vagas para novos estudantes.

Ensino remoto

Cerca de 80% das escolas da rede particular de ensino de Manaus voltaram às aulas na segunda-feira (1º), de forma on-line. O restante das instituições particulares deve retomar as atividades, também de forma remota, na semana que vem, de acordo o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe-AM).

 Foto: José Leomar

Por G1 AM