Servidores da prefeitura de Coari fazem manifestação pedindo reajuste salarial

Uma manifestação dos servidores públicos municipais acontece, neste sábado (17), em Coari, município distante 450 km de Manaus pela via fluvial. O trabalhadores pedem reajuste salarial.

Os servidores públicos da prefeitura de Coari afirmam que há 16 anos os efetivos não têm reajuste na sua remuneração e alguns recebem um valor abaixo de um salário mínimo.

Segundo a presidente do sindicato da categoria, Ângela Fernandes, uma comissão já procurou a Prefeitura de Coari, mas não recebeu nenhum posicionamento.

“Nós já procuramos a prefeitura e não fomos atendidos. Tem servidores que não recebem um salário mínimo e estão passando necessidades”, disse a presidente.

Outdoors foram montados na cidade com a mensagem de protesto dos servidores.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Coari disseque a comissão responsável pelo estudo de elaboração do Plano de Cargos e Salários dos Servidores está suspensa desde março de 2020, por conta pandemia. E que com a aprovação da Lei Complementar 173/2020, que implementou o auxílio financeiro aos Estados e Municípios para o enfrentamento à Covid-19, o Governo Federal proibiu todos os entes a conceder reajuste salarial até 31 de dezembro de 2021.

Todavia, a Prefeitura de Coari informou ao G1 que vem estudando e planejando uma forma de retornar os trabalhos da comissão para que elabore um projeto voltado para o ano de 2022.

Por Arquipo Góes, da Rede Amazônica