Faixa de avenida é interditada para uso dos pedestres na Praia de Ponta Negra em Manaus

A partir deste domingo (25), pedestres e ciclistas que praticam esportes no calçadão do Complexo de Ponta Negra podem usar uma faixa da pista. Com a interdição para carros, o objetivo é aumentar o espaço para caminhadas e corridas. Apesar da liberação dessa área, a praia segue fechada. Policiais de bicicleta reforçam a segurança.

O empresário Luciano Borges esteve no local para passear com a família na manhã deste domingo.

“O momento que vivemos é de muita preocupação, mas nós devemos manter as atividades, quando possível, guardando todas as recomendações de segurança. Não importa se é adulto, se é criança e nós viemos aqui, aproveitar a faixa liberada a partir de hoje. Eu e as crianças, com equipamentos obrigatórios de ciclismo e a máscara, claro, que é um item obrigatório dessa pandemia”, afirmou.

Para ele, o fato de poder sair ao ar livre é muito bom. “Você começa a dar valor a coisas simples da vida, como uma caminhada dessa, que era tão rotineira e agora você não consegue fazer com tanta frequência”, disse.

O corretor de imóveis André Barreto foi passear com a família e seu mais novo integrante, o cachorrinho Spike. “A gente sabe que essa pandemia trouce muitas restrições, mas esse tempo trouxe também mais unidade no meio da família, mais responsabilidade. A gente sabe que esse vínculo só é formado quando existe união e fraternidade”, afirmou.

O técnico de enfermagem Erivelton Silva reclamou da ausência de banheiros químicos para atender os pedestres.

“Eu estou com minha sobrinha grávida, caminhamos e encontramos banheiros químicos, mas os dois fechados. Com a quantidade de gente e não ter banheiro aberto é complicado”, disse.

Desvios no trânsito

A circulação de carros está liberada somente pelo lado do sentido Centro/bairro.

De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o bloqueio para veículos acontece em uma das faixas da avenida Coronel Teixeira, no perímetro que compreende a rotatória em frente à entrada do Tropical Hotel e a rotatória próxima à avenida do Turismo, no sentido bairro/Centro. Os veículos serão desviados para a alameda Alaska, próximo ao edifício Aruba, depois à esquerda na alameda Líbia até a rotatória do Tropical Hotel e assim poderão seguir em contrafluxo na avenida Coronel Teixeira, em direção ao Centro.

Por Meike Farias, Rede Amazônica