Índia bate novo recorde com 401 mil casos de Covid em 24 h

A Índia ultrapassou 400 mil novos casos de coronavírus em 24 horas neste sábado (1º), um novo recorde global. O país é o primeiro a chegar a esse número de infecções em um dia durante a pandemia.

O país passa por uma onda de contágios, com recordes sucessivos de número de infectados.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados 401.993 novos casos nas últimas 24 horas, elevando o número total de infectados no país a 19,1 milhões.

O Ministério da Saúde também informou que 3.523 pessoas morreram por causa da Covid. O país tem agora 211.853 óbitos pela doença.

Quase metade das infecções no planeta

A Índia havia registrado, na sexta-feira (30), o oitavo recorde mundial de casos confirmados de Covid-19 nos últimos nove dias, segundo dados do governo e do “Our World in Data”. Foram 386.452 infectados e 3.498 mortes em 24 horas.

Com mais de 2,5 milhões casos e 21 mil mortes nos últimos sete dias, o país foi responsável por 43% de todos os novos infectados e 23% de todos as óbitos do planeta no período.

Em meio à segunda onda na Índia, o mundo superou os 150 milhões de casos confirmados, apontam dados da Universidade Johns Hopkins e do “Our World in Data”, projeto ligado à Universidade de Oxford.

O segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes, passa por um colapso em seu sistema de saúde e funerário, sofre com uma vacinação ainda lenta e o governo tem sido criticado pelo combate à pandemia.

__ __ __

Foto: Altaf Qadri / AP Photo

Por G1