Chuva causa desabamento de casa e alagamentos na Zona Leste de Manaus

Parte de uma casa desabou durante a chuva na madrugada deste domingo (9), no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus. Outras casas foram alagadas por conta da água que invadiu os locais. Ninguém ficou ferido.

Os moradores denunciaram que obras da Prefeitura de Manaus causaram os prejuízos. O G1 esteve na manhã deste domingo na Rua Alberto Campainha e conversou com a doméstica Leonice Ribeiro dos Santos, de 44 anos.

Ela contou que estava em casa com o filho, a nora e dois netos, sendo uma menina de 1 ano e 3 meses e um menino de 3 anos. Ela mora em uma casa que fica em uma ladeira e, durante a chuva, a água desceu para dentro da casa dela e fez com que desabasse parte do local.

“Eu acordei com minha nora gritando que a água estava invadindo a casa da minha irmã, que fica atrás. O barraco debaixo da minha casa caiu, quando saímos correndo com as crianças de dentro da casa”, disse, emocionada.

A doméstica contou com a ajuda dos familiares e vizinhos durante a madrugada para sair do local. Ela denunciou que, há cerca de dois meses, uma obra da Prefeitura de Manaus, quase ao lado da casa dela, prejudicou a estrutura da casa. Um poste também corre o risco de desabar.

“Quando começaram a fazer essa obra, começou a estremecer minha casa, o barranco estava tudo partido. Na frente de casa, que é de alvenaria, está rachada no meio por conta dos tratores que usam na obra e aconteceu isso agora na chuva”, explicou.

Os moradores contaram que a água que escorre pela ladeira, era para desaguar dentro de um bueiro, que fica quase ao lado da casa da doméstica, mas foi tampado, onde é o local da obra, que se tornou um barranco.

Desabou o quarto da doméstica e o quarto do filho dela. O restante da casa não foi prejudicada por conta de um banheiro de alvenaria que fica embaixo do local e serviu como sustento.

Além dela, o técnico em refrigeração Ledenirto Batista, que mora no bairro há 20 anos, teve a casa alagada. Ele denunciou também que a água era para descer pelo bueiro que foi tapado pela prefeitura.

“A equipe da prefeitura veio aqui, mandou fazer essa obra e a minha casa alagou tudo. As imagens já contam por si. O comércio aqui do vizinho todo ficou inundado, com prejuízos. Eu peço que tomem providências para que a gente não fique aqui no alagado, antes não tínhamos esses problemas, agora com a obra, sim. Complicaram a nossa vida”, disse.

A reportagem entrou em contato com a Defesa Civil e aguarda respostas sobre o ocorrido. Os moradores do local informaram que, por volta de 11h10, chegou uma equipe no local para avaliar a situação das pessoas que tiveram prejuízo.

*Por Eliana Nascimento/G1 AM