Estudantes da área de saúde da Ufam são vacinados contra Covid-19 em Coari

Alunos e professores da Universidade Federal do Amazonas, no Campus Coari, começaram a receber a vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira (11). Foram vacinados 40 estudantes de enfermagem e, até o final desta semana, outros 61 devem receber a imunização.

A vacina começou a ser aplicada primeiramente nos estudantes de enfermagem. Mas, nos próximos dias, também receberão a primeira dose os alunos dos cursos de fisioterapia e medicina, que terão práticas de campo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no hospital do município.

No início desta semana, a UFAM pediu para inserir estudantes da área de Saúde, docentes e técnicos na lista de público prioritário para vacinação contra a Covid-19. A proposta foi encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde. A lista até o momento só inclui acadêmicos de graduação da área da saúde, que estejam nos anos finais, e estudantes do curso de odontologia a partir do quarto período.

A vacinação está acontecendo conforme NOTA INFORMATIVA CONJUNTA Nº 22/2021/FVS-AM e do OFÍCIO CIRCULAR Nº 57/2021/SVS/MS, que autoriza a imunização do grupo prioritário de residentes, estagiários e acadêmicos dos cursos da área da Saúde na Campanha de Vacinação contra a Covid-19, segundo diretrizes do Ministério da Saúde.

Em Coari, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, 9.916 doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas na população. No total, 1.158 trabalhadores de saúde tomaram a primeira dose e 616, a segunda.

Texto e Foto: Arquipo Góes/Rede Amazônica