Retorno de aulas presenciais em escolas municipais de Manaus é adiado para 31 de maio

O retorno das aulas presenciais em escolas municipais de Manaus foi adiado para o dia 31 de maio, anunciou a prefeitura nesta quinta-feira (13). A retomada será no formato híbrido, ou seja, online e presencial, simultaneamente.

Antes, o retorno das aulas na rede municipal estava previsto para 18 de maio. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que o retorno vai acontecer quando todos os servidores estiverem vacinados contra a Covid-19. Ainda não há data prevista para imunização da categoria.

Nessa quarta-feira (12), a Justiça Federal determinou que o Ministério da Saúde envie 40 mil doses para vacinação imediata de profissionais da educação da capital.

Além disso, um grupo de profissionais da educação municipal com comorbidade, de 18 a 49 anos, foi vacinado contra Covid por meio do estudo “CovacManaus”. Outros grupos da categoria foram vacinados no cronograma da Prefeitura de Manaus.

Por essas duas vias, 5.856 tomaram a primeira dose da vacina, e 3.119 tomaram a segunda dose. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 16.019 servidores.

A Semed afirma, ainda, que criou um comitê intersetorial, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para o plano de retorno às atividades presenciais, que monitora, entre outras questões, o número atual de infectados e o índice de propagação do vírus em cada zona da cidade.

O grupo de trabalho, dividido em seis eixos (Pessoal, controle epidemiológico, comunicação, infraestrutura, logística, tecnologia e pedagógico), realiza estudos para a adequação das unidades de ensino, que desde o ano passado receberam cartazes e adesivos com informações sobre o distanciamento social e de prevenção à Covid-19.

Por G1 AM