Aulas presenciais são retomadas em Manaus ma Segunda-feira

As aulas em escolas municipais de Manaus serão retomadas na segunda-feira (31). O secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino, explicou que retorno será de forma híbrida: enquanto 50% dos alunos assistem às aulas em casa, outros 50% vão para as escolas.

No entanto, cerca de 80 escolas da rede municipal não reabrirão ainda, devido à falta de obras de adaptação para conter as transmissões durante a pandemia.

“As escolas que nós entendemos que não tinham segurança, que não tinham condições de receber os alunos, essa nós não estamos abrindo. Estamos reabrindo mais de 400 escolas, dentre as 500 que nós temos em torno de 80 escolas que não retornarão, mas estamos trabalhando para reduzir também esse número”, disse o secretário.

O secretário informou que todas as medidas para conter a transmissão do vírus dentro das escolas foram tomadas, foram colocados adesivos, álcool em gel e o uso do distanciamento.

Ele ressaltou que as transmissões de conteúdo on-line continuarão, os professores continuam gravando aulas em casa.

O prefeito de Manaus, David Almeida, disse que mais de 90% dos profissionais da educação já foram vacinados com a primeira dose. Ele ressaltou que o melhor, nesse momento, será a forma híbrida. Houve uma conversa entre pais de alunos, professores e a prefeitura.

Em relação à defasagem no ensino dos alunos, que podem ter tido dificuldade de acompanhar o conteúdo durante a pandemia, o secretário informou que se reuniu com uma equipe pedagógica no sentido de tentar dar reforço escolar para esses estudantes. Ele afirmou que feito um acompanhamento dos alunos durante esse retorno, mas não especificou como será esse trabalho.

*Por G1 AM