Mais de 200 armas de fogo são retiradas de circulação no AM em 2021

De janeiro a dezembro do ano passado, 204 armas de fogo foram tiradas de circulação em Manaus e no interior do estado, durante ações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O número é 31,6% maior que o número de apreensões realizadas em 2020, quando foram tiradas de circulação 155 armas de fogo.

De acordo com o chefe da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop), coronel Cledemir Silva, também houve um maior número na apreensão de drogas, munição, armamento e presidiários recapturados.

Conforme dados da SSP-AM, em 2021 foram retiradas de circulação 3.129 munições e 5 toneladas de drogas, e ainda recuperados 51 veículos roubados. Nas 278 operações realizadas no ano passado, a polícia também prendeu, entre flagrantes e cumprimentos de mandados de prisão, 295 pessoas envolvidas em crimes como roubo, homicídio e tráfico de drogas.

Entre as ações realizadas pela Seaop em 2021, estão as operações Pronta Resposta e a Cidade Mais Segura, deflagrada em três vertentes: horários de pico em áreas comerciais, em bairros com alto índice de criminalidade e nos municípios do interior do estado.

Serviço de denúncias

A população também pode contribuir com denúncias feitas por meio do 181, o disque-denúncia da SSP-AM. 

Segundo o coronel Cledemir, antes de a equipe policial ir para a rua, é feito um trabalho minucioso em cima da denúncia feita, a fim de verificar se, de fato, é verdadeira.

“Todo esse resultado é em cima das denúncias do 181. A gente faz uma triagem antes de executar a operação para ter certeza de que a informação é verdadeira. A equipe da Seaop tem atuado dessa forma. A Polícia Militar, Polícia Civil, de forma integrada, têm feito o trabalho conosco”, explicou.

Fonte: Portal Norte de Notícias