Matrículas em creches de Manaus começam na próxima semana; são 3,9 mil vagas

As matrículas para as creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed) começarão na próxima quarta-feira, 19, em Manaus.

São 3.917 mil novas vagas para crianças de 1 a 3 anos. A inscrição será somente pelo site , sem atendimento presencial.

Do total de vagas, 1.680 são para turmas do maternal 1, 2 e 3, que serão definidas por meio de um sorteio aleatório, realizado pelo Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) no dia 27 de janeiro com auditoria do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).

O resultado estará disponível no dia 28 no próprio site. 

A rede municipal possui a capacidade para atender, atualmente, 6.131 crianças em idade creche.

Sorteio

Das vagas sorteadas, 60% serão destinadas aos inscritos no Cadastro Único (CAD) e 40% para os que não participam do CAD.

Os critérios seguem as recomendações do MP-AM que estabelece a rede municipal de ensino sobre o sorteio das vagas das creches, priorizando o critério de vulnerabilidade social das famílias inscritas.

Maternal

As outras 2.237 vagas são para o maternal 3 e estão disponíveis em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e em escolas municipais, que atendem crianças de três anos.

Reserva de vagas

As reservas de vagas devem ser feitas por meio do site matrículas do AM nos dias 17 e 18 de janeiro, como explica a gerente de Matrículas da Semed, Darlene Liberato.

“A diferença na reserva é que para quem tem interesse em matricular nas creches, deve fazer a inscrição no dia 19 pelo site da creche.

Já a criança com 3 anos, que nunca estudou e que o responsável não se importa em matricular nos Cmeis ou escolas, pode fazer a reserva no dia 17/1 no site de matrículas e esse não participa de sorteio, só precisa confirmar a vaga na unidade”, pontuou.

Do dia 31 de janeiro ao dia 02 de fevereiro, o responsável pela criança deve confirmar a vaga de forma presencial na unidade de ensino escolhida na hora da inscrição.

Atualmente, a rede municipal atende crianças em idade de creche em 24 creches, 21 Cmeis e 13 escolas, totalizando 58 unidades de ensino.

Fonte: Portal Norte de notícias