Amazonas descarta único caso suspeito de varíola dos macacos após exames

Na amostra do paciente, o vírus “monkeypox” não foi detectado

Manaus (AM) – O Amazonas não tem nenhum caso de varíola dos macacos, afirmou a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), através da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), nesta quinta-feira (7). O único caso que era monitorado como suspeito, desde o dia 1° de julho, não apresentou o vírus monkeypox após realização de exames.

De acordo com o órgão, a amostra do paciente com suspeita da doença foi submetida a exames realizados pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que recebeu o material encaminhado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

Foram realizadas três reações de PCR (exame de sangue) em tempo real e, em todas as amostras, não foi detectado o vírus, conforme o protocolo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Por protocolo nacional, uma segunda amostra foi encaminhada ao Lacen da Fundação Ezequiel Dias (Lacen/Funed), em Minas Gerais, e a FVS-RCP aguarda resultado do exame desta segunda amostra.

*Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.