O rei Charles 3° declarou que no dia do funeral será feriado na Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia
Reino Unido – O funeral da rainha Elizabeth 2ª, que morreu na quinta-feira (8), aos 96 anos, em seu castelo escocês em Balmoral, vai se realizar daqui a nove dias, em 19 de setembro, em Londres, capital da Inglaterra, anunciou o palácio real neste sábado (10). O rei Charles 3° declarou que esse dia será feriado na Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia, respectivamente.
A cerimônia, que deve contar com a presença de líderes mundiais, será realizada às 11h (10h GMT) na Abadia de Westminster. Atualmente, o corpo de Elizabeth atualmente está em um caixão de carvalho coberto com o estandarte real da Escócia e uma coroa de flores, no salão de bailes do Castelo de Balmoral.
O caixão será levado do Castelo de Balmoral para Edimburgo na segunda-feira (12), antes de embarcar para Londres no dia seguinte, e ficará em Westminster Hall de quarta até a manhã do funeral, que acontecerá na capital britânica.
“Cumpriremos nosso dever nos próximos dias com o coração mais pesado, mas também com a mais firme determinação de garantir uma despedida adequada a uma das figuras definidoras de nossos tempos”, afirmou Edward Fitzalan-Howard, o duque de Norfolk.
A cerimônia de coroação de Charles III ainda não tem data para ser realizada, e deve acontecer em até um ano. Antes de assumir a coroa, o país passa por um período de luto que permite tempo o suficiente para que o ato seja planejado.
Fonte: D24am