O candidato à presidência pelo PT falou também em construir uma política conjunta entre os países que fazem fronteira com o país para intensificar a segurança nestas áreas.
Em agenda sobre desenvolvimento sustentável na região Amazônica, o candidato à presidência da República, Lula (PT), comprometeu-se em acabar com o garimpo ilegal em terras indígenas.
“Não haverá mais garimpo em terra indígena”, disse o petista nesta quarta-feira (31), em agenda com 35 lideranças de movimentos sociais e indígenas no Museu da Amazônia (Musa), zona Leste de Manaus, na tarde desta quarta-feira (31).
O presidenciável defendeu que a proposta para segurança pública tem que incluir as fronteiras e parcerias com os demais países.
“Precisamos construir um acordo de verdade com os países que fazem fronteira com o Brasil e discutir responsabilidade com todos os governantes para construir uma política conjunta das fronteiras”, afirmou.
O petista disse ainda que a cooperação com os prefeitos, para fiscalização, é necessário para frear o desmatamento.
Durante o encontro, o petista anunciou a criação de um ministério para os povos indígenas e afirmou que o titular dessa pasta será um representante destes povos.
Ao presidenciável foi entregue três cartas: uma construída por diversas lideranças indígenas, outra pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas e a terceira por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa).
Na companhia do ex-presidente estiveram a esposa de Lula, Janja, os senadores Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e os deputados petistas José Ricardo e Sinésio Campos.
A comitiva também incluiu Aloizio Mercadante, João Pedro (PT), Eron Bezerra e Vanessa Grazziotin (PCdoB).
Meio ambiente
Antes do encontro, Lula visitou a árvore centenária Angelim Pedra, símbolo do Musa.
O candidato acompanhando de indígenas pousou para fotos em frente à árvore, que é mais alta da floresta amazônica, podendo atingir 80 m de altura.
O encontro com indígenas, pesquisadores e apoiadores no Musa foi a segunda agenda do petista em Manaus.
A passagem pelo Amazonas encerra com o comício ‘Todos Juntos pelo Amazonas’, a partir das 18h, no Espaço Via Torres, na avenida das Torres, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. Em seguida Lula seguirá para o Pará.
Texto: Larissa Cavalcante